Confira 15 dicas para a preservação das baterias

Ao longo dos anos os carros vão se modificando, melhorando sua tecnologia e cada vez exigindo mais qualidade e eficácia na produção das baterias automotivas.

Por isso é fundamental optar por uma bateria para seu carro de boa qualidade, com alta corrente de partida CCA, para a bateria alimentar o carro no período em que ele não está em funcionamento.

Em busca dessa crescente melhora, os fabricantes de baterias automotivas investem cada vez mais em novas tecnologias de aprimoramento na fabricação das baterias automotivas para melhor atender à demanda de mercado, que exige sempre eficácia na qualidade das baterias automotivas.

Nossas dicas:

• 1. Para preservar a bateria do seu carro, dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos. Caso o veículo não pegue após a terceira tentativa, solicite a análise de um mecânico ou eletricista. Não insista na partida várias vezes, pois assim, você evita ter dois problemas: o já existente no carro e a descarga da bateria automotiva.

• 2. Problemas com: partidas dificultosas, luzes fracas, regulador de voltagem ou correias frouxas são indicadores de que a bateria automotiva pode apresentar defeito.

• 3. Para preservar a bateria do seu carro, não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento. Caso isso ocorra por algumas horas, talvez seja necessário efetuar uma recarga lenta para repor a energia que a bateria automotiva perdeu nesse período, porém é imprescindível testar a densidade (força do ácido) da bateria antes da recarga.

• 4. ATENÇÃO: Uma recarga desnecessária também pode danificar sua bateria automotiva. Recomendamos só efetuar este tipo de procedimento em postos autorizados que estão aptos a esse serviço.

• 5. Para preservar a bateria automotiva, faça um check-up na parte elétrica de seu veículo regularmente. Dessa forma você minimiza a possibilidade de ter uma pane elétrica inesperada, como ficar com a bateria automotiva descarregada.

• 6. As baterias automotivas perdem carga após um período prolongado sem uso, portanto caso o veículo não seja utilizado por um longo período, convém desconectar o cabo negativo

• 7. Para preservar a bateria do seu carro, ao instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique na rede autorizada se é recomendável a substituição da bateria automotiva, devido ao aumento da demanda elétrica, uma vez que a bateria automotiva original comporta apenas os opcionais que já estão instalados pela montadora. É provável que na instalação de som automotivo, alarmes ou rastreadores você tenha que aumentar a potência da bateria automotiva, substituindo por uma de maior amperagem. Se durante a instalação do som, o técnico fizer a ligação dos fios de alimentação do rádio diretamente com o polo positivo da bateria automotiva, é indicado que, quando o som estiver desligado, seja retirada a frente dele.

• 8. Para preservar a bateria automotiva, não ligue o carro com o som, ar-condicionado, lâmpadas ou qualquer outro equipamento em funcionamento, no momento da partida o motor de arranque consome bastante energia da bateria automotiva, por isso devemos poupar a bateria utilizando-a nesse momento só para a partida, além disso, ligando o carro com equipamentos elétricos ligados você poderá danificá-los.

• 9. Certifique se a bateria automotiva tem característica de exposição à sobrecarga como: nível de eletrólito baixo, caixa estufada, etiquetas escurecidas ou com bolhas ou redução significativa no peso da bateria. Baterias automotivas com estas características devem ser substituídas.

• 10. Para preservar a bateria do seu carro e garantir a integridade do sistema elétrico, faça manutenções regularmente.

• 11. Verifique se a bateria automotiva tem marcas de: impacto na caixa, polos ou tampa e fixação inadequada ao suporte do veículo. Caso seja verificado substitua a bateria automotiva por outra adequada.

• 12. Para preservar a bateria do seu carro, nunca feche o curto-circuito entre os polos da bateria, pois esse procedimento é extremamente prejudicial à bateria. Se o curto-circuito ocorrer quando a bateria automotiva estiver instalada no veículo, poderá comprometer a integridade do sistema eletrônico.

• 13. Submeta a bateria automotiva ao equipamento de teste recomendado.

• 14. Evite danos externos às baterias automotivas e evite incliná-las mais que 45º.

• 15. Remova a corrosão dos terminais, bandejas e suportes antes de instalar novas baterias automotivas.

Trabalhamos com as melhores marcas de baterias do mercado. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Av. Tancredo Neves, 1923 - Cascavel - PR CEP: 85805-516
baterauto@outlook.com
Executive
Todos os direitos reservados